domingo, 30 de junho de 2013

xixi na escola

Pois mais uma etapa superada. Em casa ja nao ha descuidos de xixi nas cuecas. Mas andavamos com o problema do rapaz nao querer fazer xixi na escola e a aguentar-se o mais que podia.

Pois gracas a Deus desde a semana passada comecou a fazer xixi na escola quer com os meninos da sala dele aquando da higiene e quer por iniciativa propria.

Quanto ao coco vou comecar a trabalhar a seguir,mas é bom ele ja pedir para por a fralda quando quer fazer coco,dizendo coco ou fralda.

Boa filho.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

CASA DE BANHO

Sem "acidentes".

Já vai sozinho sem pedir.

Levanta a tampa da sanita.

No fim puxa o autocolismo.

Acho que posso dizer, mais uma etapa superada.

domingo, 9 de junho de 2013

4 ANOS

Pois é, o meu filhote entrou nos 4 anos e espero que este ano nos traga bem mais alegrias que os 3.

Não posso negar que o Afonso já vai juntando mais 2 a 3 palavras formando pequenas frases.

Apesar de ainda ser um discurso muito centrado nas suas necessidades, vai cada vez mais utilizando frases, em vez de apenas palavras.

Por exemplo, ainda agora estavamos numa brincadeira em que eu lhe fazia cocegas e lhe dava beijinhos e quando parava ele dizia-me, "quero beijinhos", ou "quero mais beijinhos" e à uns tempos atrás apenas dizia "beijinhos" ou apenas me puxava para dar mais.

Ainda ontem me dizia, "quero comer bolachas". Fiquei super contente, porque normalmente dizia só "bolacha", depois" quero bolacha" e agora "quero comer bolacha".

Como digo é ainda uma utilização frásica, muito à base da satisfação das suas necessidades, ou brincadeiras, pois ainda não comenta coisas mais abstratas, como que "o sol brilha" ou "o carro é grande", etc, mas já é um começo.

Quando lhe pergunto a idade, responde-me sempre 3. Tenho de lhe ensinar que  já fez 4 anos e que tem de responder 4.

Um miminho engraçado que temos os 2 é fazer um coração com os dedos das mãos e quando lhe faço o gesto ele diz-me logo "gosto de ti". É lindo.

A nível de compreensão continua a perceber praticamente tudo o que lhe dizemos e executa as ordens que lhe damos sem hesitar.

A bicicleta continua a ser a sua grande parceira nestes dias, é pena é a chuva, mas sempre que não chove diz logo "quero bicleta".

Quanto ao xixi, já anda todos os dias de cuecas, sem acidentes, mas normalmente vai à casa de banho porque ando sempre em cima dele. O cocó ficará para depois. Uma coisa de cada vez.

Agora estou com um problema, pois na escola retem o xixi e fica a aguentar até à sesta para fazer na fralda naquela altura.

Enfim, já sabemos que a nossa vida, com estas crianças é um verdadeiro desafio e que estamos sempre a aprender grandes lições de vida.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Bicicleta

Desde que aprendeu a andar à 1 ou 2 meses atras, adora!!!!

Agora que estamos de ferias e estamos em pleno campo ele põe o capacete e dá a volta ao quarteirão com uma limpeza brilhante. Anda seguidinho pelo menos uns 40 minutos.

Parece-me que é a sua nova paixão.