sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Inicio de um novo ano escolar

Já com 4 anos o Afonso começou o novo ano escolar. Aceitou bem o regresso à escola, a unica queixa de maior agitação foi esta semana, porque para além de estar doentinho, a educadora dele que estava grávida, teve esta semana o bebé e foi substituida temporariamente por outra. Mas ele já a conhecia de lá, talvez por isso, as coisas já entraram outravez nos eixos.

Quanto à fala o que noto é que o Afonso aumentou muito o vocabulário e que com o que conhece tenta juntar palavras formando frases de 2/3 palavras, mas ainda muito dentro das suas necessidades, por exemplo:

- Quero jogar IPED

- Quero comer pão

- Dá cá a colher

- Abre a porta

- Tira a camisola

- Lavar as mãos/dentes

- Quero calçar os sapatos

- Quero vestir os calções

- Liga a luz

- Quero andar baloiço

- Etc.

Na escola e na terapia também notam esta evolução, pois em Setembro do ano passado quando entrou a primeira vez para a escola, quase não dizia nada. Sabia algumas palavras, mas nada saía espontaneamente. Agora se lhe pergunto, sabes onde vamos, ele reponde logo vamos à avò, ou ao papá, etc!!!

Outra coisa que ele aprendeu foi a manobrar o rato do computador. Ele estava habituado ao IPED e pouco mexia no computador, agora já sabe escolher os filmes no Youtube.

A TV também foi uma coisa que se começou a interessar mais. Pede para ligar a TV e pede para ver os seus desenhos preferidos "Super Why".

Quanto à compreensão cada vez percebe melhor as coisas, faz a maioria dos recados que lhe peço e se me pede ajuda e digo vai pedir ao pai, ele vai mesmo, por exemplo. Na escola quando se vai embora e a educadora lhe diz adeus Afonso, ele reponde logo adeus, joana, ou se lhe diz até amanhã, ele responde logo até amanhã. Também aprendeu a dizer obrigado sempre que lhe damos uma coisa e agora estamos a ensinar o contrario e responder de nada. Outro exemplo quando o vou buscar ele está sempre no recreio com o chapeu e eu digo-lhe vai ao teu cabide guardar o teu chapeu e ele vai na boa, ou vai buscar a lancheira e ele vai, percebe bem as coisas.

A terapeuta diz que a nivel de noção espacial ele está muito bem, já sabe perfeitamente o em cima, em baixo, a trás, à frente, etc.

E quanto à destreza fisica não tenho que me preocupar, a professora de ginastica, diz que ele participa e faz os exercicios todos com os outros meninos, (sinceramente não consigo imaginar, mas se ela o diz.....................).
Noutro dia no parque infantil e pela primeira vez desceu aqueles ferros como descem os bombeiros com a maior pericia. O rapaz nisso é um desenrascado.

Agora continua a alinhar muito, não é aquele alinhar de por tudo em fila, mas alinhar lombadas, ou cantos com cantos, etc e também agora ada sempre interessado no mecanismo das coisas, estilo as portas de mola. Ele adora abrir a porta e deixa-la fechar para ver a mola da porta a funcionar.

Enfim, mas o meu menino é lindo e amo-o tal como é.