quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ACTIVIDADES NA ESCOLA E TERAPIA

Resolvemos criar desde à uns tempos, um caderno informativo sobre o Afonso que vai girando entre a escola, terapeutas e pais, onde 2 a 3 vezes por semana é escrita informação sobre o Afonso, bem como são colados alguns trabalhos mais relevantes que ele tenha feito na terapia ou na escola.

Escola:

".....Hoje houve um teatro na escola de fantoches. Ainda foi relativamente longo, mas o Afonso esteve muito concentrado, rindo nos momentos adequados, batendo palmas quando era devido e participando com os outros alunos quando os actores o solicitaram. Antes do teatro foi explicado aos alunos a ficha de grafismo que seria desenvolvida posteriormente e foi pedido para colocarem em cima da mesa a caixa com o material necessário. O Afonso foi buscar o material necessário e executou o trabalho correctamente sem ser necessário explicar individualmente a tarefa......".

Terapia da fala:


".....O Afonso esteve a nomear as silabas alternadas com letras R/S/ e F. Também fizemos outra actividade onde o Afonso tinha que ir buscar as silabas iniciais correspondentes a cada imagem. O Afonso identificou muito bem o RA de rato, o RU de Ruca, o SI de Sino, o FA de Faca entre outras. A actividade seguinte consistiu num jogo em que o Afonso tinha de identificar acções, mas de forma indirecta, por ex; "Quem tem sede?" em vez de Quem está a beber? e o Afonso acertou todas as acções....."

O Afonso também já sabe identificar pelo nome a maioria dos coleguinhas da sua sala e segundo a educadora e auxiliar está mais comunicativo, por exemplo se dantes elas lhe diziam até amanhã Afonso e só se lhe dizessemos diz até amanhã é que ele respondia, agora não só diz até amanhã, ou bom fim de semana acompanhado o nome de cada educadora ou auxiliar.

Outra coisa que também notam, assim como em casa, é que ele está a fazer frases maiores, por exemplo se queriam que ele pintasse na escola e ele não queria apenas se virava para elas e dizia "não quero". Agora já diz "não quero pintar", ou "não quero pintar mais". Em casa por exemplo, se ele queria ir de escadas apenas dizia escadas e agora já diz quero ir de escadas, ou então escolhe o elevador dizendo, "quero ir neste". Se alguma coisa cai, ele apenas dizia caiu, agora acompanha o verbo com o objecto "caiu a caneta".

Aprendeu a dizer santinho sempre que espirramos :)

Também já vai distinguindo o dia da noite e continua a utilizar a pergunta "onde?" para saber onde se encontram coisas, ou pessoas. Ontem estava a jogar no IPAD e aquilo empancou e ele disse "OH meu Deus do céu". Fartamo-nos de rir.

O que notamos também é que ele em casa está sempre a dizer coisinhas, mesmo às vezes quando está a brincar com os carrinhos, está a dizer ou os nomes dos colegas da escola, ou a comentar as suas próprias acções, por ex; noutro dia estava ao pé de uma ficha e ouvimo-lo dizer" não mexe aí. Faz doi-doi" que é aquilo que costumamos dizer. Ou então diz coisas como, está de noite não há sol, que foi como eu lhe ensinei a ele distinguir a noite do dia.

Perguntei à terapeuta se isto era ecolalia e ela disse que não, aliás disse que isto era positivo, que é ele a falar alto, para ouvir a própria voz, a treinar as palavras e frases e que faz parte do processo de aprendizagem da linguagem. Que ele contextualiza as coisas e mesmo quando a frase dita não está contextualizada naquele momento, ele não fala normalmente com ecolalia e aplica as frases que diz contextualizadas. Daí esta explicação.

Esperemos que o decorrer deste ano seja recheado de coisas boas para o Afonso e grandes e novas conquistas.