sábado, 19 de julho de 2014

Não me apetece escrever

Sinto-me mesmo muito desanimada.

Apetece-me dar um chuto em tudo e mandar tudo pela janela.

Dose dupla é demais, mas com a esperança a diminuir cada vez mais é sentir-me sem forças e sem vontade de lutar.

Já não acredito em nada.

Boas férias a quem ainda me lê

sábado, 17 de maio de 2014

Frases mais compridas


O Afonso esta a começar a fazer frases mais compridas como por exemplo.

Ontem disse-me: nessa casa nao há elevador ou como por exemplo :a vitoria no parque nao! A victoria está na escola.

Sinto que ele vai progredindo e quase todas as semanas nos surpreende com qualquer coisa.

Ontem por ex nao conseguia fazer coco e estava aflito, então veio ter comigo e disse, "quero o remédio para o rabinho"( bebegel) e lá lhe pus.

Canta muito bem o SLB mau gosto, mas pronto, sai ao pai) e cantou esta semana o ave-Maria, por sinal muito bem para a procissão do dia 13 de Maio. (Ele anda num colégio católico). E ainda por cima é afinado.

domingo, 13 de abril de 2014

EVOLUÇÃO

Nao posso negar que este primeiro trimestre do ano foi muito positivo para o Afonso, pois ele deu um bom salto a nivel da fala, da comunicacão e até da interacção.

Ele ja faz com facilidade frases de 4/5 palavras e esta sempre a tagarelar. Muitas vezes a sensação que tenho é que ele próprio fala para se ouvir ou para nós o ouvirmos, porque quando acaba a frase por vezes sorri para nós como quem diz, gostaste?

Ele ja pede mesmo tudo o que quer, ja faz associações de ideias e começa a adjectivar as situações.ja utiliza muito a pergunta onde, para encontrar as coisas, ou as pessoas, como por exemplo, onde esta a mãe?

Já me chama com uma naturalidade que à tempos atras nunca supôs que seria capaz e responde a perguntas directas como o que estas a fazer? Ou que jogo estas a jogar? Ou o que é que tu queres? Dando respostas como, estou a brincar com o camião, ou estou a jogar ao comboio, quero comer pão e leite.

Claro que no meio disto tudo ainda nao consegue contar experiências vividas, ou responder a certas perguntas mais abstractas.

O que noto é que agora comenta tudo o que faz, ou mesmo partilha várias coisas, como por exemplo; agora mesmo esta a brincar com uma casinha e está a olhar para mim , a sorrir e a apontar e a dizer portão vermelho (pois existe esse portão na casa).

Ontem por exemplo escondi-lhe uns ténis que são os únicos que aceita calcar porque esta indecentemente rotos e comprei uns novos que ele teimava em não calçar. Pois andou meia hora pela casa a chorar atras de mim a dizer quero os ténis cinzentos e eu sempre a dizer, estao rotos, estao no lixo. E ele insistia até que se virou para mim e me disse tal e qual assim:onde está fita cola?

Também noutro dia ele queria comer pizza e travei com ele este pequeno dialogo:

Entra na cozinha, abre o frigorifico e diz:
-quero comer pizza.
Nao tenho Afonso hoje vamos comer frango
Quero comer pizza choriço!
Nao tenho Afonso
Ele: nao há pizza
Eu: Amanha vamos ao supermercado comprar pizza.
Diz logo ele : Amanha vamos ao continente.
:)

Fiquei super feliz.

Esta semana já estava tudo pronto para sair de casa e o Vasco continuava na cama a dormir, pois o Afonso foi ter com ele começou a abana-lo e a dizer manoooo, acorda.

Também recebi a avaliação dele deste período que diz isto :

"O Afonso é uma criança que demostra cada vez mais interesse pelas actividades propostas, está mais empenhado e tem vindo a aperfeiçoar-se no trabalho individual e na maioria das vezes compreende bem a sua explicação previa. Nas actividades menos dirigidas e de certa forma abstracta sem suporte visual, o Afonso tem mais dificuldade em concentrar-se.
É um menino muito meigo, criando uma ligação forte com o adulto. A sua relação com os colegas tem vindo a modificar-se, há uma maior aproximação de ambas as partes e revela algumas preferencias entre pares.

Educação física: o aluno executa com sucesso as tarefas propostas. Continua com dificuldades em estabelecer relações com os colegas e professor. Faz quase tudo por imitação

Inglês: continua a revelar timidez, mas responde quando interpelado. Revela interesse e empenho na realização das tarefas"

Começa a identificar marcas quando as vê por exemplo num alimento, diz logo:continente, pingo doce.

Ja canta a musica do pingo doce e do SLB.

Outra coisa que noto é que ele muitas vezes já vai dando caminhadas com o pé totalmente no chão. Ainda anda em pontas muitas vezes, mas nesta ultima semana é notório que ele tem posto cada vez mais o pé no chão. Assentamento primeiro o calcanhar. Isto também me deixa super feliz, pois a parte sensorial também esta a organizar-se.

Ainda temos muito trabalho pela frente, mas vamos no bom caminho

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ACTIVIDADES NA ESCOLA E TERAPIA

Resolvemos criar desde à uns tempos, um caderno informativo sobre o Afonso que vai girando entre a escola, terapeutas e pais, onde 2 a 3 vezes por semana é escrita informação sobre o Afonso, bem como são colados alguns trabalhos mais relevantes que ele tenha feito na terapia ou na escola.

Escola:

".....Hoje houve um teatro na escola de fantoches. Ainda foi relativamente longo, mas o Afonso esteve muito concentrado, rindo nos momentos adequados, batendo palmas quando era devido e participando com os outros alunos quando os actores o solicitaram. Antes do teatro foi explicado aos alunos a ficha de grafismo que seria desenvolvida posteriormente e foi pedido para colocarem em cima da mesa a caixa com o material necessário. O Afonso foi buscar o material necessário e executou o trabalho correctamente sem ser necessário explicar individualmente a tarefa......".

Terapia da fala:


".....O Afonso esteve a nomear as silabas alternadas com letras R/S/ e F. Também fizemos outra actividade onde o Afonso tinha que ir buscar as silabas iniciais correspondentes a cada imagem. O Afonso identificou muito bem o RA de rato, o RU de Ruca, o SI de Sino, o FA de Faca entre outras. A actividade seguinte consistiu num jogo em que o Afonso tinha de identificar acções, mas de forma indirecta, por ex; "Quem tem sede?" em vez de Quem está a beber? e o Afonso acertou todas as acções....."

O Afonso também já sabe identificar pelo nome a maioria dos coleguinhas da sua sala e segundo a educadora e auxiliar está mais comunicativo, por exemplo se dantes elas lhe diziam até amanhã Afonso e só se lhe dizessemos diz até amanhã é que ele respondia, agora não só diz até amanhã, ou bom fim de semana acompanhado o nome de cada educadora ou auxiliar.

Outra coisa que também notam, assim como em casa, é que ele está a fazer frases maiores, por exemplo se queriam que ele pintasse na escola e ele não queria apenas se virava para elas e dizia "não quero". Agora já diz "não quero pintar", ou "não quero pintar mais". Em casa por exemplo, se ele queria ir de escadas apenas dizia escadas e agora já diz quero ir de escadas, ou então escolhe o elevador dizendo, "quero ir neste". Se alguma coisa cai, ele apenas dizia caiu, agora acompanha o verbo com o objecto "caiu a caneta".

Aprendeu a dizer santinho sempre que espirramos :)

Também já vai distinguindo o dia da noite e continua a utilizar a pergunta "onde?" para saber onde se encontram coisas, ou pessoas. Ontem estava a jogar no IPAD e aquilo empancou e ele disse "OH meu Deus do céu". Fartamo-nos de rir.

O que notamos também é que ele em casa está sempre a dizer coisinhas, mesmo às vezes quando está a brincar com os carrinhos, está a dizer ou os nomes dos colegas da escola, ou a comentar as suas próprias acções, por ex; noutro dia estava ao pé de uma ficha e ouvimo-lo dizer" não mexe aí. Faz doi-doi" que é aquilo que costumamos dizer. Ou então diz coisas como, está de noite não há sol, que foi como eu lhe ensinei a ele distinguir a noite do dia.

Perguntei à terapeuta se isto era ecolalia e ela disse que não, aliás disse que isto era positivo, que é ele a falar alto, para ouvir a própria voz, a treinar as palavras e frases e que faz parte do processo de aprendizagem da linguagem. Que ele contextualiza as coisas e mesmo quando a frase dita não está contextualizada naquele momento, ele não fala normalmente com ecolalia e aplica as frases que diz contextualizadas. Daí esta explicação.

Esperemos que o decorrer deste ano seja recheado de coisas boas para o Afonso e grandes e novas conquistas.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Onde?

Onde?


É uma pergunta que o Afonso já respondia, principalmente em trabalhos, onde está isto ou aquilo?ou onde vamos? E ele sabe perfeitamente pelos caminhos dizer se vamos para a escola, casa, casa da avo, buscar papá, etc.

Pois para minha felicidade, embora timidamente o meu filho já vai conseguindo perguntar onde está a Xuxa ou onde está a consola?

Apesar de muitas vezes quando quer as coisas ainda se limitar a dizer, quero a Xuxa ou apenas a Xuxa, muito de vez enquanto já pergunta onde está a Xuxa? assim como o faz para outras coisas.

Também já vai conseguindo desenhar uma arvore, um sol, para além da fig humana e vai tentando escrever o seu nome.

Aprendeu a dar balanço no baloiço e estica e encolhe as pernas dando balanço com o corpo, chegando a atingir uma altura que ele adora.

Já chama por mim de uma forma, com uma entoação tão normal! É tão bom ouvir. :) 

Continua preguiçoso para falar, mas vai falando cada vez mais, anda com a mania de  imitar os outros e por isso agora sai-se com coisas do género: porra pá (irmão) ou então xiça. 


Vai pedindo cada vez mais as coisas por sua iniciativa e sem qualquer esforço. Também o noto melhor na dicção.

Também já vai utilizando mais frases de 2 e 3 palavras, mas ainda não faz conversas e muito menos conta o que viu.

Ja passou de expressar as suas necessidades básicas, estilo alimentação e necessidades fisiológicas, para tudo aquilo que pretende.

Quero comer chupa chupa. Quero ver o tomas, quero ver a vila moleza, tira os sapatos, sai da frente mano, abre a porta, abre mais, quero colo, tira o bibe, veste o casaco,calca sapatos, vamos à rua, vamos ao lixo, etc

Ja responde a perguntas como por ex: como te chamas, quantos anos tens, onde vamos, o que é isto,  e responde prontamente a escolhas que lhe damos, por exemplo, queres comer pão ou bolachas, queres o carro azul ou vermelho, queres ir com a avo, ou ficar com a mamã?

Outra coisa que noto é que esta mais interactivo connosco e mostra maior interesse pelas crianças, apesar de ainda não brincar com elas. Por exemplo temos aqui no prédio duas irmãs das idades dos meus e ele muitas vezes quando esta na escada ou no elevador ( que é normalmente onde as encontra) pergunta : as meninas?

Este Natal passou o tempo a cantar musicas de Natal, abriu as prendas e ficou contente.

Contudo ainda tem brincadeiras que não são as que eu gostaria que tivesse, e por vezes ainda acompanha algumas dessas brincadeiras com guinchinhos.

Anda menos em bico de pés, mas 80% do seu tempo ainda anda em pontas.

Ainda não tirou a fralda do coco, apesar de vir sempre pedir para fazer, diz:quero fazer coco, ou diz quero a fralda. E no fim algumas vezes vem ter comigo e diz já está, ou então , tira coco. Contudo a fralda de dia e de noite já está resolvido há mais de 6meses pelo menos.

Nao é minimamente obcecado com números ou letras, apesar de saber reconhecer  a maioria das letras e saber contar até 13.

Adora cortar, colar e picotar e na escola estão contentes porque ele tem colaborado nas tarefas. Dizem que o pior é mesmo a concentração para ouvir e historias no tapete. Ele não se levanta, mas esta desatento, ou deita-se no tapete ou bate com os pés no chão.

Gosta muito de cantar e nas aulas de inglês, repete com os outros as palavras ensinadas pela professora.

O meu filho tem feito muitas conquistas e este ano foi o começo da sua evolução, estamos muito esperançosos e acreditamos que devagarinho as coisas se hão-de compor.

Muita esperança neste ano e que Deus nos acompanhe e esteja sempre ao nosso lado.