domingo, 5 de janeiro de 2014

Onde?

Onde?


É uma pergunta que o Afonso já respondia, principalmente em trabalhos, onde está isto ou aquilo?ou onde vamos? E ele sabe perfeitamente pelos caminhos dizer se vamos para a escola, casa, casa da avo, buscar papá, etc.

Pois para minha felicidade, embora timidamente o meu filho já vai conseguindo perguntar onde está a Xuxa ou onde está a consola?

Apesar de muitas vezes quando quer as coisas ainda se limitar a dizer, quero a Xuxa ou apenas a Xuxa, muito de vez enquanto já pergunta onde está a Xuxa? assim como o faz para outras coisas.

Também já vai conseguindo desenhar uma arvore, um sol, para além da fig humana e vai tentando escrever o seu nome.

Aprendeu a dar balanço no baloiço e estica e encolhe as pernas dando balanço com o corpo, chegando a atingir uma altura que ele adora.

Já chama por mim de uma forma, com uma entoação tão normal! É tão bom ouvir. :) 

Continua preguiçoso para falar, mas vai falando cada vez mais, anda com a mania de  imitar os outros e por isso agora sai-se com coisas do género: porra pá (irmão) ou então xiça. 


Vai pedindo cada vez mais as coisas por sua iniciativa e sem qualquer esforço. Também o noto melhor na dicção.

Também já vai utilizando mais frases de 2 e 3 palavras, mas ainda não faz conversas e muito menos conta o que viu.

Ja passou de expressar as suas necessidades básicas, estilo alimentação e necessidades fisiológicas, para tudo aquilo que pretende.

Quero comer chupa chupa. Quero ver o tomas, quero ver a vila moleza, tira os sapatos, sai da frente mano, abre a porta, abre mais, quero colo, tira o bibe, veste o casaco,calca sapatos, vamos à rua, vamos ao lixo, etc

Ja responde a perguntas como por ex: como te chamas, quantos anos tens, onde vamos, o que é isto,  e responde prontamente a escolhas que lhe damos, por exemplo, queres comer pão ou bolachas, queres o carro azul ou vermelho, queres ir com a avo, ou ficar com a mamã?

Outra coisa que noto é que esta mais interactivo connosco e mostra maior interesse pelas crianças, apesar de ainda não brincar com elas. Por exemplo temos aqui no prédio duas irmãs das idades dos meus e ele muitas vezes quando esta na escada ou no elevador ( que é normalmente onde as encontra) pergunta : as meninas?

Este Natal passou o tempo a cantar musicas de Natal, abriu as prendas e ficou contente.

Contudo ainda tem brincadeiras que não são as que eu gostaria que tivesse, e por vezes ainda acompanha algumas dessas brincadeiras com guinchinhos.

Anda menos em bico de pés, mas 80% do seu tempo ainda anda em pontas.

Ainda não tirou a fralda do coco, apesar de vir sempre pedir para fazer, diz:quero fazer coco, ou diz quero a fralda. E no fim algumas vezes vem ter comigo e diz já está, ou então , tira coco. Contudo a fralda de dia e de noite já está resolvido há mais de 6meses pelo menos.

Nao é minimamente obcecado com números ou letras, apesar de saber reconhecer  a maioria das letras e saber contar até 13.

Adora cortar, colar e picotar e na escola estão contentes porque ele tem colaborado nas tarefas. Dizem que o pior é mesmo a concentração para ouvir e historias no tapete. Ele não se levanta, mas esta desatento, ou deita-se no tapete ou bate com os pés no chão.

Gosta muito de cantar e nas aulas de inglês, repete com os outros as palavras ensinadas pela professora.

O meu filho tem feito muitas conquistas e este ano foi o começo da sua evolução, estamos muito esperançosos e acreditamos que devagarinho as coisas se hão-de compor.

Muita esperança neste ano e que Deus nos acompanhe e esteja sempre ao nosso lado.

1 comentário:

  1. Que maravilha, está no bom caminho :)
    Sabe a minha também tem dificuldades em estar no tapete a ouvir histórias, mas a educadora disse-me que se lhe pergunta ela sabe tudo, ou seja, parece no mundo da lua e não pára quieta, mas está a reter tudo que ouve :)

    ResponderEliminar