Hoje fomos ao parque infantil, a um aniversário de um menino da sala do Afonso e fiquei super feliz, porque apesar de ser apenas por palavras, percebi sempre o que ele queria.
Primeiro disse-me escorrega, depois disse-me baloiço e quando estava a andar de baloiço dizia mais sempre que queria mais balanço e quando quis água do xafariz, disse água.
Quando quis ir embora, chorou e disse "Não quero ir"
Os meninos, andava cada um para seu lado, mas o Afonso divertiu-se e daí o chorou que não queria ir embora.
Acho que a ultima vez que fui com ele ao parque foi à uns 2 meses e lembro-me perfeitamente que nada dizia. Lembro-me também que quando ele queria mais balanço choramingava como que a pedir e eu obrigava-o a dizer "mais", pois desta vez sem qualquer esforço ou ajuda disse por sua iniciativa.
Ele à 2 meses para cá já pedia coisas, mas era sempre dentro das suas necessidades, como pão, agua, leite, etc, mas agora talvez arrisque dizer que está um pouco mais falador. A terapeuta da fala também o diz. Ela disse-me que o Afonso era uma criança extremamente calada e que uma das diferenças que ela nota é que ele esta muito mais falador, seja a dizer espontaneamente seja a repetir palavras, frases, sons.
Por exemplo agora anda a utilizar muito o quero e ainda à pouco queria que lhe desse o isqueiro de acender as velas (pois ele adora apaga-las) e disse-me "quero parabéns".
Quando quer que eu me levante ou se o ponho sentado numa sítio mais alto e ele quer ir para o chão diz-me "mamã em pé".
A minha também foi assim, em 3 - 4 meses deu um enorme salto. Vais ver que daqui pra frente vai ser sempre a evoluir :)
ResponderEliminarbjs