domingo, 28 de abril de 2013

XIXI

Planeei que iniciaria o desfralde quando o tempo melhorasse, talvez agora em Maio ou Junho porque estou de férias.

Contudo ontem ao tirar-lhe o cocó, numa brincadeira de me fugir, para não lhe por a fraldinha, acabei por o deixar sem fralda durante algum tempo, enquanto ele brincava.

Passado mais ou menos 1 hora, o pai diz-lhe: Vou à casa de banho fazer xixi, queres vir comigo? e ele seguiu-o, como tantas vezes já o fez e fica a ver o pai.

Só que desta vez quando o pai lhe disse: faz xixi............. ele em pé junto à sanita agarrou na pilita e não é que fez um grande xixi!!!!!!!!

Hoje de manhã saimos e foi de fralda, mas hoje depois do almoço, andou de pilita ao léu e até agora já foi duas vezes à sanita fazer xixi  uma com o pai outra sozinho e de pé como um homenzinho. :)

Amanhã para a escola vou-lhe por fraldinha porque tenho medo que ele se retraia até por causa do cocó, só que vou dizer a elas o que se passou e para elas lhe perguntarem ao longo do dia se ele quer fazer xixi.

Porque hoje perguntamos algumas vezes se ele queria e ele respondia que não, mas quando quis foi com o pai.

Se tudo correr bem e ele continuar a fazer em casa para a semana já vai de cueca para a escola.

Espero que esta seja mais uma etapa superada na vida do meu filhote e que daqui a uma ou duas semanas possa dizer adeus às fraldas de dia.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Pespineta

Hoje quando o fui buscar à escola estava a brincar no escorrega. Eu cheguei disse olá e pedi-lhe um beijinho ao que ele correspondeu rapidamente. Depois disse:

Vamos embora Afonso?

Sabem o que ele me disse? adeus
Eu: adeus nao, temos que ir embora buscar o papá
Ele: não quero
Eu: Afonso o pai está à espera, temos de ir
Ele: sai

Saí para ir buscar a mochila e as coisas dele ao cabide e após grande esforço para convence-lo lá o trouxe, mas sem voltar a tentar dizendo: quero o coguega (escorrega).


sábado, 13 de abril de 2013

PARQUE INFANTIL

Hoje fomos ao parque infantil, a um aniversário de um menino da sala do Afonso e fiquei super feliz, porque apesar de ser apenas por palavras, percebi sempre o que ele queria.

Primeiro disse-me escorrega, depois disse-me baloiço e quando estava a andar de baloiço dizia mais sempre que queria mais balanço e quando quis água do xafariz, disse água.

Quando quis ir embora, chorou e disse "Não quero ir"

Os meninos, andava cada um para seu lado, mas o Afonso divertiu-se e daí o chorou que não queria ir embora.

Acho que a ultima vez que fui com ele ao parque foi à uns 2 meses e lembro-me perfeitamente que nada dizia. Lembro-me também que quando ele queria mais balanço  choramingava como que a pedir e eu obrigava-o a dizer "mais", pois desta vez sem qualquer esforço ou ajuda disse por sua iniciativa.

Ele à 2 meses para cá já pedia coisas, mas era sempre dentro das suas necessidades, como pão, agua, leite, etc, mas agora talvez arrisque dizer que está um pouco mais falador. A terapeuta da fala também o diz. Ela disse-me que o Afonso era uma criança extremamente calada e que uma das diferenças que ela nota é que ele esta muito mais falador, seja a dizer espontaneamente seja a repetir palavras, frases, sons.

Por exemplo agora anda a utilizar muito o quero e ainda à pouco queria que lhe desse o isqueiro de acender as velas (pois ele adora apaga-las) e disse-me "quero parabéns".

Quando quer que eu me levante ou se o ponho sentado numa sítio mais alto e ele quer ir para o chão diz-me "mamã em pé".

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Comboio

Pois toma lá que é para aprenderes.

Estava o pequeno com os leites com chocolate alinhados( estão fechados em plastico 4 a 4)  e ele brincava com 8 pacotes todos alinhados.

Eu para o desviar daquela brincadeira, tirei-lhe a serie de 4, também com o objectivo de ele mos pedir.

Pois foi exactamente o que disse "Comboio". Olho para mim puxou-me pelo braço e disse comboio.

Ou seja, eu na minha perspectiva ele estava a alinhar, pois ele mostrou--me que estava apenas a brincar aos comboios e neste momento está a fazer uhuhuhuhuhuhuh ( a imitar o som do comboio).